O sentimento de mercado do Bitcoin: Mais prejudicial do que bom?

0 Comments

FOMO – Um termo que teve origem em 2004 na Harvard Business School. Embora a sigla tenha se tornado imensamente popular nos últimos anos, o Bitcoin e outros crypto-assets devem receber o devido crédito pelo mesmo.

Isto porque o termo é usado regularmente para o mercado da BTC, um termo que sublinha a tendência do mercado e a volatilidade da moeda criptográfica. O termo e o ativo, juntos, têm sido uma combinação perfeita.

Com o ‚FOMO‘, acompanhar o sentimento de mercado do Bitcoin Trader tem se tornado cada vez mais importante devido à sua natureza inconstante. Um bom exemplo foi dado pela última análise da Santiment.

De acordo com a Santiment, o sentimento do mercado social da Bitcoin demonstrou uma enorme reviravolta no decorrer deste mês. Em 3 de outubro, a proporção de comentários positivos versus negativos para a Bitcoin havia atingido seus níveis negativos de todos os tempos, um desenvolvimento que foi seguido por um aumento nos shorts Bitcoin.

Entretanto, as recentes explorações da BTC acima de US$ 13.000 manifestaram uma mudança radical na tendência, e os ânimos passaram a ser incrivelmente eufóricos.

Na verdade, os níveis de sentimento positivo subiram para os níveis de julho de 2020, uma subida acentuada em relação aos níveis baixos acima mencionados. Como era de se esperar, o Bitcoin também estava em ascensão, com mais de 27.945 BTC alcançando uma posição longa.

Embora o sentimento do mercado nunca tenha sido um indicador chave de uma inversão de tendência, certos grupos de comerciantes estão avaliando suas posições com base nisso.

Sentimento do mercado de bitcoin – chave para o longo prazo ou uma distração?

A relevância do sentimento de mercado do BTC não pode ser descartada. Outra inversão importante que aconteceu recentemente foi quando o Bitcoin subiu acima de US$ 12 mil no início de agosto.

Identificável no gráfico anterior, o sentimento da BTC havia caído para um mínimo semelhante, com os postos de mídia social saindo como extremamente baixos. Nas duas semanas seguintes, a Bitcoin registrou seu novo recorde anual de alta de 2020 (a ATH de julho foi superada agora).

Agora, os comerciantes com calções BTC liquidados durante esse tempo se sentiriam principalmente cegos, e isso aconteceu com o melhor deles. No entanto, a importância dos postos de mídia social para Bitcoin e outros ativos é inegável.

Embora o exemplo acima possa parecer um argumento contra o sentimento de mercado, muitas vezes o sentimento também optou por tomar uma direção durante uma tendência neutra.

Durante um mercado silencioso, o sentimento desempenha um papel fundamental porque a mentalidade do mercado é entendida através da avaliação de tais postos sociais.

Embora os sentimentos sejam um sucesso e um fracasso durante certas tendências, sua importância com Bitcoin permanecerá alta até que um certo nível de maturidade seja atingido por cripto-assets.

Maturidade da Bitcoin: Trazendo racionalidade aos sentimentos?

Em toda a justiça, o sentimento do mercado está presente em todas as classes de ativos (ou seja, ações tradicionais e criptográficas), mas trazer um nível de garantia para tais indicadores dependerá da maturidade da Bitcoin.

Embora a Bitcoin ainda esteja a alguns anos de ser um ativo maduro estabelecido, as bases estão se tornando mais fortes a cada dia que passa. A ascensão de investidores institucionais no mercado do BTC é um exemplo chave. De acordo com Ben Zhou, CEO da Bybit,

„Pode não haver um único evento em que todos concordem, de repente, que o cripto alcançou o status de mainstream. Mas quando olhamos para este momento do tempo em algum momento no futuro do cripto, podemos chegar à conclusão de que, de certa forma, o processo gradual já começou“.

Assim, quer seja prejudicial ou útil, os sentimentos do mercado da Bitcoin irão direcionar algumas das tendências durante os próximos anos. No entanto, podem ser evitados os principais desvios baseados em postos sociais, se todas as outras métricas também forem consideradas.